Proficiência Em Inglês – Os Diferentes Tipos de Certificados

Saiba como decidir entre os exames de proficiência em inglês: TOEFL, IELTS, TOEIC e BEC

Fazer um exame de proficiência em inglês é uma ótima maneira de descobrir em que nível você está em relação às habilidades da língua, além de ser algo necessário para atingir certos objetivos, sejam eles acadêmicos ou profissionais.

Existem inúmeros testes para escolher, sendo os mais famosos o TOEFL, TOEIC, IELTS e os exames de Cambridge, além de inúmeros exame de proficiência em inglês online.  Mas, como saber qual é o melhor para o seu caso?  Leia o artigo e descubra!

 

Eu quero estudar em uma universidade norte-americana

Se você quer estudar nos EUA ou no Canadá, o certificado de inglês TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é o teste mais recomendado. Ele é reconhecido como o teste padrão de habilidade de Inglês pela maioria das universidades e escolas de pós-graduação.

Existem dois tipos de TOEFL:

– TOEFL iBT:  Internet Based Test. Avalia a leitura, escuta, fala e habilidades de escrita.

– TOEFL PBT: Paper Based Test. Avalia a leitura, escuta, gramática e habilidades de escrita

O TOEFL iBT é a forma mais popular e a mais amplamente aceita.

Onde fazer o TOEFL:

Existem centros de teste em todo o Brasil e você pode obter os resultados de volta rapidamente. As inscrições são feitas pelo site oficial: www.toefl.org, onde você também encontra os locais onde as provas são aplicadas.

Para mais informações sobre o exame TOEFL, acesse esse artigo.

 

Quero trabalhar ou estudar na Inglaterra, na Austrália ou na Nova Zelândia

Se você está indo para o Reino Unido, o IELTS (International Language Testing System) deve ser o primeiro exame que você considerar.

Existem dois tipos de IELTS:

  • General
  • Academic

Sendo o primeiro mais indicado para quem está planejando viver ou trabalhar no exterior e o segundo para quem está querendo ingressar na universidade.

Onde fazer o IELTS:

Assim como para o TOEFL, existem vários centros disponíveis para a aplicação de provas do IELTS, basta procurar no site https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/testes-valores-locais o mais perto de você.

 

Eu quero ter um emprego em uma empresa internacional

O TOEIC (Test of English for International Communication) é o teste ideal para o local de trabalho. Com mais de 3 milhões de inscrições por ano, ele é amplamente reconhecido por corporações em todo o mundo para medir o nível de inglês dos funcionários.

Existem dois tipos TOEIC:

  • Um se concentra na leitura e na escuta
  • Enquanto o outro se concentra na fala e na escrita.

Além destes dois testes, algumas empresas adquirem uma licença para usar o TOEIC como um teste interno e usar sua própria versão personalizada.

Se você está procurando um trabalho onde você pode utilizar suas habilidades de Inglês, este pode ser o teste a tomar para provar a sua capacidade.

 

Onde fazer o TOEIC:

O TOEIC também pode ser realizado em centros espalhados pelo Brasil, confira no site:

http://www.toeicbrasil.com.br/centros-aplicadores-novo

 

Quero prosseguir uma carreira nos negócios

O BEC (Cambridge Business English Certificate) é uma série de 3 testes de proficiência, que gira em torno de temas de negócios. Os testes – BEC Preliminary, BEC Vantage e BEC Higher – cobrem as habilidades necessárias para situações de negócios, como fazer apresentações, negociar ou escrever cartas comerciais e relatórios.

Ao contrário do TOEFL e TOEIC, o teste BEC estabelece uma pontuação mínima necessária para passar e receber a certificação.

BEC é prático por natureza, exigindo que os candidatos a participem de discussões relacionadas ao trabalho e escrevam cartas de negócios. Como outros certificados de Cambridge, uma pontuação mínima é necessária para passar no exame e receber a certificação.

Para verificar se existe a aplicação do BEC perto de você, acesse: http://www.cambridgeenglish.org/find-a-centre/find-an-exam-centre

 

Eu só quero verificar o meu de nível de Inglês

Os exames de inglês geral de Cambridge são uma escolha popular para os alunos que querem apenas ter um certificado para provar seu nível de Inglês e mostrar o quanto eles conseguiram aprender em seu curso.

Ao contrário de muitos outros testes, os exames de Cambridge não expiram, portanto, uma vez que você passou esse teste, você pode usá-lo como prova de seu nível de Inglês, enquanto você quiser.

 

Exame de proficiência em inglês para mestrado e doutorado

O inglês é a língua das publicações e da vida acadêmica. Mesmo em programas nacionais, é exigido um certificado dos alunos para comprovar suas habilidades tanto para ler e interpretar artigos em inglês, quanto para apresentar trabalhos orais. Cada programa pode se posicionar de forma diferente em relação a aceitar ou não os certificados de proficiência em inglês descritos neste artigo. A maioria deles apresenta a opção de fazer um exame de proficiência exclusivo do processo seletivo.

 

Algumas pessoas insistem em dizer que “tal teste é melhor do que os outros”, mas na realidade, todos são válidas indicações de seu nível de Inglês. Decidir por qual teste fazer depende dos seus próprios objetivos e circunstâncias. Lembre-se, o melhor teste é aquele que é certo para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *