Inglês Para Crianças – Como Escolher?

No mercado de trabalho atual, saber falar inglês já não é mais um diferencial no currículo, mas sim um item praticamente obrigatório. Se você tem filhos e já está pensando na preparação deles para a vida adulta, saiba que a infância é uma das melhores fases para o aprendizado de novos idiomas. Por isso inglês para crianças é fundamental.

Que as crianças têm muito mais facilidade para aprender coisas novas do que os adultos, todo mundo sabe. Durante a infância, o cérebro é mais aguçado para estímulos que levam ao aprendizado de novas habilidades.

Esse aprendizado estimula as outras funções cognitivas do cérebro, favorecendo a criatividade e afetando positivamente a aquisição de novos conhecimentos, mesmo que de outras áreas do saber.

Quando meu filho deve começar a estudar inglês?

Para a aquisição da linguagem, a fase ideal é a dos 2 aos 5 anos de idade, justamente porque essa é a fase na qual as crianças estão, também, aprendendo seu idioma materno. Ao contrário do que pode parecer, aprender o inglês ao mesmo tempo que o português é muito benéfico.

Na idade adulta, um dos maiores empecilhos para a assimilação do vocabulário em inglês é a tentativa de converter todas as palavras para um correspondente em português, o que atrasa todo o processo de fluência. Já o inglês para crianças é uma coisa natural, são assimiladas as palavras em inglês e em português aos seus respectivos significados sem que haja relutância.

Qual o melhor curso de inglês para crianças?

São muitas as opções de escolas que oferecem turmas de inglês especializadas na faixa etária infantil, no entanto, para saber qual é o melhor curso para crianças, deve-se, antes de mais nada, observar qual é a metodologia adotada.

É importante entender que o processo de aprendizagem de idiomas para crianças é muito diferente do que é para os adultos. Na infância, todo o novo vocabulário é assimilado por meio da imersão na língua e pela compreensão de significados através de experiências.

Por isso, de nada adianta colocar a criança sentada em uma cadeira e ensinar teoricamente sobre regras gramaticais. O inglês para crianças é totalmente baseado em estímulos lúdicos e que respeitem as necessidades da criança frente ao novo idioma.

Por isso, ao escolher o melhor curso de inglês para crianças, deve-se verificar se os professores são preparados para o ensino infantil, se a escola faz uso de jogos, brincadeiras, estímulos visuais e sonoros, etc.

 

E as escolas bilíngues?

Um novo conceito que está crescendo bastante no Brasil, a exemplo de outros países, é o das escolas bilíngues, nas quais o aprendizado do segundo idioma ocorre em paralelo durante as aulas de disciplinas diversas.

De forma padrão, nas escolas bilingues cerca de 25% a 30% das aulas são ministradas em inglês, com o objetivo de manter a imersão da criança no idioma. O conceito está fazendo tanto sucesso que já foi criado até um órgão responsável por licenciar escolas no ensino bilíngue, a Oebi – Organização das Escolas Bilíngues.

As escolas bilíngues licenciadas seguem diretrizes de ensino da língua estrangeira determinados pelo MEC – Ministério da Educação, e há estudos que apontam que o processo do bilinguismo favorece bastante todo o desenvolvimento cognitivo da criança.

Muitos pais acabam ficando um pouco receosos em colocar os filhos em escolas bilíngues desde cedo, com medo de que o aprendizado das disciplinas básicas fique comprometido devido a imersão no segundo idioma.

No entanto, as escolas bilíngues licenciadas pelo Oebi, que seguem as diretrizes do MEC e que possuem profissionais qualificados garantem que não há nenhum déficit no aprendizado das outras disciplinas ou do idioma materno, pois há todo um preparo pedagógico e um balanceamento entre o tempo de exposição das línguas.

Apesar de trazer imensos benefícios para as crianças, tanto em aspectos acadêmicos quanto sociais, as escolas bilíngues têm a desvantagem de serem inacessíveis para a maior parte da população brasileira, com mensalidades que podem chegar a 2 mil reais.

Se você tem condições de pagar por uma boa escola bilíngue ou não, pensar em cursos de inglês para crianças é sim uma preocupação que os pais devem ter hoje em dia, levando-se em conta que a infância é a melhor fase para a aquisição de um segundo idioma.

Portanto, certifique-se de que a escola oferece um curso adequado para essa faixa etária, que priorize uma metodologia alternativa e lúdica no ensino do inglês, e prepare os seus filhos para o futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *