Dicas para Pensar em Inglês

Pensar em inglês pode parecer difícil. Mas Pare um pouco e observe: quando você precisa falar alguma coisa, você consegue formular a frase em frações de segundos. Quase pode-se dizer que falamos sem precisar pensar para isso.

Até mesmo as pessoas que não são alfabetizadas, isto é, que não sabem ler e escrever, conseguem falar e compreender o seu idioma materno sem precisar parar para pensar na construção das frases.

Isso é a fluência em um idioma. Da mesma forma como, em uma comparação, praticamente não precisamos pensar nas mil coisas que estamos fazendo enquanto dirigimos: após algum tempo de prática, o nosso cérebro incorpora o conhecimento necessário para dirigir e todas as tarefas que antes precisavam ser pensadas uma por uma de repente se tornam automáticas.

Mais do que isso, podemos dizer que adquirir fluência significa pensar em inglês, formular frases e assimilar significados sem nenhum tipo de tradução mental para o português.

Para conseguir pensar em inglês e, portanto, chegar à tão sonhada fluência mais rapidamente, existem algumas dicas e técnicas que você pode adotar para exercitar o seu raciocínio linguístico.

Confira algumas delas:

 

#Para Pensar em Inglês: Estude todos os dias

Parece conselho batido, mas a grande verdade é que não há outra forma de aprender que não seja com muito esforço. Você não vai começar a pensar em inglês de um dia para o outro, uma rotina de estudos é necessária para que o seu cérebro comece a associar o vocabulário ao seu significado sem precisar recorrer às traduções mentais.

Por isso, quanto mais imerso no idioma você estiver, melhor. É mais vantajoso no processo de aprendizagem estudar por 30 minutos todos os dias do que por 4 horas seguidas apenas uma vez por semana.

Quando você está em contato com o inglês todos os dias, cada vez mais o seu cérebro irá se habituar ao novo idioma e, após algum tempo, pensar em inglês será uma coisa natural.

 

#Assista séries e filmes com legenda em inglês

Seguindo a dica anterior, uma boa forma de manter-se imerso no novo idioma por mais tempo, além dos momentos dedicados exclusivamente ao estudo, é aproveitar, também, os momentos de lazer para manter-se em contato com o inglês.

Para isso, nada melhor do que começar a assistir filmes e séries com legenda. Mas não adianta ser legenda em português se o seu objetivo é aprender a pensar em inglês. Se você estiver em contato com o inglês, através do áudio, mas houver as legendas em português, seu cérebro automaticamente bloqueará o idioma com o qual não está acostumado ao se deparar com a língua materna.

Pode perceber: depois de um tempo assistindo com a legenda em português, você até se esquece de que o áudio está em outra língua. A impressão que se tem é que os atores estão falando em português mesmo, porque ao ler a legenda é como se houvesse uma voz na sua cabeça que te faz esquecer completamente do outro idioma.

Para aprender a pensar em inglês, você deve assistir filmes e séries com a legenda em inglês. Mesmo que seja difícil acompanhar a história no começo, você estará forçando suas habilidades e, dentro de pouco tempo, já conseguirá assimilar boa parte do conteúdo.

 

#Pratique a conversação em inglês

Nada melhor para manter-se em contato com o idioma e aprender a entender e formular frases do que a prática constante e o exercício do diálogo.

Por isso, a conversação em inglês, seja com colegas de classe, com sua família, com amigos virtuais, ou em aulas de conversação online, é fundamental no caminho para a fluência.

 

#Não tenha medo de errar

Por último, talvez essa seja a dica mais importante: não tenha medo de errar! Muitas vezes ficamos fazendo traduções mentais do que ouvimos em inglês para o português com medo de ter entendido errado ou de ter perdido algum elemento importante da frase.

Da mesma forma, ao responder ficamos construindo cuidadosamente a frase em nossas cabeças com medo de passar vergonha por falar algo errado.

Esqueça tudo isso! As crianças também cometem erros de vocabulário, de conjugação ou de semântica quando estão aprendendo a falar, erros que são absolutamente compreensíveis.

Da mesma forma, você está aprendendo um novo idioma, e não deve se envergonhar disso. Por isso, tente formular respostas cada vez mais rapidamente, seguindo seus instintos e confiando nas suas habilidades comunicativas.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você que está procurando dica para pensar em inglês. Procure estar sempre imerso no idioma, estudando todos os dias, assistindo filmes e séries com legendas em inglês e praticando a conversação, mas mais importante que tudo isso, lembre-se que você está aprendendo e não tenha medo de cometer erros – somente através deles você construirá um conhecimento sólido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *