Como Aprender Inglês Depois Dos 40 Anos

Você sente dificuldade em aprender inglês depois dos 40 anos? Leia esse artigo e veja que é possível.

 Se você já se perguntou se “é possível aprender inglês depois de velho? ” Este texto é para você.

A resposta é “sim”.

Se você tem o seguinte pensamento: “inglês é muito difícil e eu não consigo aprender de jeito nenhum”, deixe sua mente aberta para os fatos que irei te apresentar.

A verdade é que você pode aprender uma língua em qualquer idade. Você não necessariamente irá alcançar o nível de um nativo, mas será capaz de se comunicar de forma eficiente.

como aprender inglês depois dos 40 anos

O que os especialistas dizem sobre a relação idade X aprendizado de inglês?

Ao estudar a aquisição de uma segunda língua, é possível observar os seguintes padrões:

 

  1. Crianças e adultos aprendem diferente.

 As crianças aprendem implicitamente, os adultos aprendem explicitamente.

Qual a diferença?

Pesquisas mostram que as crianças bilíngues usam as mesmas regiões do cérebro para ambas as línguas, se aprendidas durante a infância. Se a aprendizagem de uma segunda língua ocorre mais tarde, são recrutadas diferentes regiões do cérebro daquelas envolvidos no uso da língua materna.

Nós (como adultos) queremos entender a estrutura da linguagem: os pronomes, os tempos, os adjetivos. Precisamos memorizar listas de palavras e padrões de conjugação. As crianças, por outro lado, não procuram uma explicação: elas absorvem e processam uma nova linguagem sem todo o processo cognitivo descrito anteriormente.

 

  1. O aprendizado das crianças supera o aprendizado dos adultos a longo prazo.

 A partir desse fato, deriva-se a hipótese do período crítico (HPC). Basicamente, esta teoria identifica os chamados “períodos críticos” durante os quais temos maior probabilidade de adquirir uma segunda língua com diferentes níveis de proficiência.

  • Primeiro período crítico: aquisição de uma segunda língua antes de 6-8 anos

Este é o melhor período de aprendizado implícito. As crianças apresentam maior probabilidade de alcançar a fluência do falante nativo sem qualquer sotaque estrangeiro.

  • Segundo período crítico: após 8 anos de idade, mas antes dos 14-16 anos

A aquisição da língua possui é menor comparada ao grupo precedente. As crianças ainda podem falar com competência nativa, mas com um sotaque estrangeiro.

  • Após 16 anos de idade, a exposição a uma nova língua irá defini-lo como um falante de segunda língua, com um nível de proficiência (incluindo gramática, sintaxe, vocabulário e sotaque) diferente de um falante nativo.

 

Então é difícil aprender inglês depois dos 40 anos?

Na verdade, não.

Enquanto intuitivamente assumimos que quanto mais jovem, mais fácil é aprender inglês, há muitos outros fatores que influenciam o nível de proficiência. Esses são tão diversos como personalidade, motivação, bem-estar emocional, nível de autoconfiança e tempo dedicado àquela tarefa.

Pesquisas mostraram que sinapses, as conexões neurais no cérebro humano, não são fixas e nem imutáveis. Observou-se que, ao longo da vida, elas se reorganizam e modificam conforme necessário, especialmente como resultado do aprendizado.

Isto significa que, graças à plasticidade do cérebro, quanto mais você aprende, mais pode aprender. E assim, o aprendizado é uma maneira única de prevenir a deterioração cerebral e manter uma boa saúde cognitiva.

Atrasar os efeitos negativos do envelhecimento é uma razão pela qual uma grande proporção de adultos investe na aprendizagem de uma língua estrangeira.

Então, finalmente, quando é o melhor momento para aprender um novo idioma?

A resposta é: o mais cedo possível e a qualquer momento depois disso.

O melhor momento é, na realidade… agora mesmo!

 

Então, como posso aprender inglês depois dos 40 anos?

Agora que você já viu que é possível aprender inglês após os 40 anos, veja algumas dicas selecionadas para o seu caso. Alguns métodos podem ser mais eficazes do que outros, sendo necessário encontrar algo que funciona para você.

  • Procure um curso que seja voltado para um público acima de 40 anos. Na internet você encontra opções de cursos on-line que podem ser personalizados e com um preço bem acessível.
  • Introduza o inglês em alguma atividade que você goste, como assistir a filmes e seriados ou ainda ler um livro, e faça desta atividade uma forma de aprendizado mais prazerosa.
  • Treine com algum vizinho, amigo ou parente que já saiba inglês. Uma dica que pode te ajudar muito é praticar inglês com idosos, eles são pacientes e tem muito a ensinar.

Saiba que para aprender inglês, independentemente da idade, é preciso tempo, paciência e persistência (como com qualquer outra coisa que você queira dominar). Será como aprender a tocar um instrumento musical, ou seja, uma boa maneira de exercitar seu cérebro e mantê-lo saudável.

2 Comentários


  1. Marcelo Marques

    Oi Adriana, creio que você esteja perguntando sobre o curso Acelerador do Inglês, correto?

    Esse é um curso do professor Marcelo da Luz, que já tem mais de 15000 alunos e que tem como base a neurociência cognitiva para ensinar inglês.

    O curso é muito bom, tem um preço bastante acessível de 697 reais, e eles dão garantia de 30 dias, caso você compre e não goste do curso.

    Você pode ter mais informações do curso nesse link http://comoestudaringles.com.br/artigo-avaliacao

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *