Como Aprender Inglês Com A Série Stranger Things

Se você procura uma série americana com inglês fácil entender, Stranger Things é uma ótima opção.

Aprender inglês com algo que você goste, como assistindo a um seriado é uma forma prazerosa e também bastante eficiente, como relatado por muitas pessoas que fizeram disso um hábito.

Mas não adianta apenas selecionar sua série preferida e apertar o play. Estudar inglês por seriados demanda foco e análise, sendo uma atividade bem diferente de assistir apenas por diversão.

Nem toda série, por mais que te prenda a atenção e seja interessante para você, é recomendada para quem deseja aprender inglês. Isso porque alguns seriados apresentam muitos termos técnicos, gírias regionais ou ainda um vocabulário não usual, sendo pouco útil para quem está começando.

COMO APRENDER INGLÊS COM A SÉRIE STRANGER THINGS

Por qual série devo começar para aprender inglês básico?

O ideal é começar por uma série de vocabulário simples e compreensível. Mais para frente, falarei o porquê da série Stranger Things ser uma boa escolha, mas antes confira dois métodos recomendados por pessoas que garantem que é possível aprender inglês assistindo seriados:

 

  • Método recomendado por Felipe Neto

O youtuber Felipe Neto revelou em um de seus vídeos que aprendeu inglês sozinho, estudando em casa, e um de seus métodos mais utilizados foi através de seriados. Mas segundo ele, existe uma técnica.

Felipe Neto diz ter aprendido inglês assistindo o mesmo seriado três vezes, aumentando sempre o nível de dificuldade. Ele sugeriu assistir ao primeiro episódio da série escolhida com áudio em inglês e legendas em português, procurando entender o enredo, aprender sobre os personagens e tentar absorver as piadas.

Em seguida, ele propõe assistir o mesmo episódio, mas agora com legendas em inglês, pausando sempre que não conseguir entender o que foi dito até compreender tudo e acompanhar o áudio com a legenda.

Finalmente, assista mais uma vez o episódio, só que sem legendas, tentando captar o que foi dito, absorvendo o conteúdo e pausando quando houver necessidade.

O youtuber afirma que no início pode ser bastante difícil, mas ao executar essa técnica, com o passar do tempo será mais tranquilo entender os diálogos.

Ao assistir a série inteira dessa forma, você irá perceber que seu inglês evoluiu muito, aprendendo a “imitar os personagens” e a analisar suas frases principais.

 

  • Método recomendado por Marcelo da Luz

O professor de Inglês Marcelo da Luz indica seriados para aprender inglês apenas para pessoas que já estudaram a língua, não sendo uma metodologia eficiente para iniciantes.

Marcelo da Luz recomenda assistir séries em inglês com legenda em inglês. Segundo ele, se nessas condições, você conseguir assistir e entender pelo menos 65% das falas, você estará apto a estudar por seriados.

Ele acrescenta ainda que o ideal é escolher séries cujo foco principal seja o diálogo entre os personagens.

É importante ressaltar que as duas pessoas mencionadas sugerem a realização de um curso para aprender a escrever, já que assistir seriados ajuda basicamente na escuta e compreensão, e nem sempre a gramática fica bem elucidada. Para isso, existem diversas opções de cursos on-line, em que você nem precisa sair de casa para aprender inglês.

 

Mas porque Stranger Things?

A série de ficção científica de origem americana, se passa nos anos 80 e concentra-se na investigação do desaparecimento de um garoto de 12 anos. Seus amigos, irmão mais velho e mãe tentam encontrar o menino em meio a eventos sobrenaturais ocorrendo ao redor da cidade.

Stranger Things apresenta diálogos leves e fáceis de acompanhar além de apresentar papéis de personalidades bastante diversificadas, ajudando a identificar diferentes hábitos e frases de cada um. Ao assistir a série você irá perceber que as expressões de cada personagem são bem características, contribuindo para a construção do seu próprio vocabulário.

Além disso, a série mostra frequentemente a rotina das famílias dos jovens que pertencem ao núcleo principal da trama. Isso significa que os diálogos dessas cenas são simples e bem habituais, o que irá te ajudar muito a aprender o vocabulário do cotidiano.

Outra vantagem de se escolher Stranger Things para aprender inglês é que a série possui um roteiro redondo e bem produzido. Você não deixará de entender a série por conta do enredo. Logo, se você apresentar alguma dificuldade é possível identificá-la facilmente e tomar as medidas necessárias, como fazer um curso de inglês previamente.

5 Comentários




  1. Olá Marcelo!

    Legal cara! Eu adicionaria para ajudar na escrita, tentar escrever o que entende. Tipo vai escrevendo tudo que entender. Depois pegue a legenda (vc acha na internet) e compare com o que escreveu. Dai para complementar, usaria o programa anki, para ajudar a gravar isso

    Responder
    1. Marcelo Marques

      Excelente dica! Acho que essa questão do programa anki merece um post exclusivo! Vou escrever! Muito obrigado!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *