6 Dicas De Como Aprender Inglês Sozinho

Interessado em aprender inglês, mas não tem como frequentar um cursinho? Preparamos um roteiro de como aprender inglês sozinho com 6 dicas de como começar do zero.

Se você não sabe por onde começar a estudar inglês sozinho, este texto é para você. Determine, primeiramente, o que significa aprender inglês para você. Esta é uma questão sobre o objetivo de sua aprendizagem e o nível de “fluência” que você deseja alcançar. Responder a esta pergunta para si mesmo irá determinar a escolha de seus métodos.

Se você irá viajar em um mês para um país de língua inglesa e quer ser capaz de se comunicar, seu método de estudo não será o mesmo do que se você precisa escrever um artigo científico e deve usar como linguagem o inglês acadêmico.

Aprender em casa por conta própria pode parecer intimidador no início, mas com um pouco de dedicação e esforço é possível obter sucesso! Tendo isso em mente, confira agora essas seis dicas de como aprender inglês sozinho partindo do zero.

 

Como aprender inglês sozinho passo a passo

1ª dica: Estabeleça um plano de estudos

Aprender sozinho requer um plano. Para isso, é necessária uma lista de metas a curto e longo prazo para traçar seus objetivos. Essas listas servem para te dar um direcionamento e certificar qual o seu propósito ao estudar inglês.

Além disso, um plano irá ajudá-lo a monitorar o seu progresso. Você irá perceber que completar os passos na lista, ainda que estes pareçam pequenos, irá lhe proporcionar um sentimento de extrema realização.

2ª dica: Procure um curso online que atenda a suas necessidades

Existem diversas opções de cursos disponíveis on-line em que você pode personalizar de acordo com o que você quer.

Pode ser que o método que “todos estão usando” não funcione bem para você ou não seja adequado para suas necessidades. Isso acontece! Há uma série de recursos para aprender inglês pela internet que oferecem opções versáteis e que podem se ajustar ao que você precisa.

como aprender ingles sozinho

 

3ª dica: Defina sua abordagem

Escolha um método de estudo próprio que se adapte ao seu objetivo e estilo de aprendizagem. Isso pode exigir algumas tentativas e erros. É importante não ficar desanimado!

Perceba se ao final de cada aula, você prefere revisar ou fazer mais exercícios. Analise por qual abordagem você aprende melhor e estabeleça-a como sua forma padrão de estudar.

4ª dica: Esteja sempre focado(a) e motivado (a)

A autoaprendizagem é um desafio que só funciona se você possuir dois elementos cruciais: Foco e motivação! Você precisa ter um forte desejo de aprender.

Tenha em mente que o conhecimento da língua inglesa irá te trazer enormes benefícios. Invocar uma imagem positiva desse processo irá ajudar você a superar as dificuldades de aprendizagem e te motivar a continuar mesmo nos dias de desânimo. Como aprender inglês sozinho não é uma tarefa trivial, então trabalhe a sua motivação.

 

5ª dica: Adquira o hábito de estudar inglês

Você deve desenvolver o hábito de estudar inglês regularmente. O ideal é fazer disso um costume diário! A aprendizagem de línguas acontece de forma gradativa, não com grandes saltos, por isso certifique-se de poupar algum tempo todos os dias para estudar inglês.

Comece lendo o título da sua próxima aula e antes de dar continuidade a ela imagine o que será abordado, o tipo de vocabulário e os contextos que serão explorados. Essa técnica é chamada de “brainstorming”, que ao pé da letra significa “tempestade cerebral” ou melhor dizendo, uma tempestade de ideias, e consiste em escrever em um pedaço de papel tudo o que vem na sua cabeça sobre determinado assunto. Ao final da tarefa compare o que você já imaginava com o que foi novidade. Isso irá te ajudar a visualizar o que foi aprendido.

 

6ª dica: Pratique sempre que puder!

Desafie-se a pensar em inglês. Todos nós criamos monólogos em nossa cabeça, e normalmente eles acontecem em nossa língua nativa. Você pode continuar a praticar o que vem aprendendo e construir frases e diálogos em inglês na sua cabeça para reforçar o novo vocabulário. Este tipo de pensamento pode te preparar previamente para diversas situações.

Por exemplo, você pode visualizar e praticar uma conversa sobre um tópico que você provavelmente terá antes de realmente vivenciá-lo. Você pode começar a pensar sobre como descreveria seu trabalho ou tentar explicar por que você está visitando determinada cidade ou país. Dessa forma você estará se precavendo para diversas situações e quando tiver que conversar sobre isso, já estará preparado.

 

Seguindo essas dicas de como aprender inglês sozinho em casa, você estará preparado. Saiba que a maior barreira no início é a falta de autoconfiança, mas você irá perceber que isso melhora com o tempo!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *